O que é a Ouvidoria Municipal de Araçás?


✓O que é a Ouvidoria Municipal de Araçás?

A função da Ouvidoria municipal é ser a “ponte” entre o cidadão e a Administração Pública composta pelas Secretarias municipais, em relação às suas manifestações (reclamações, denúncias, sugestões, elogios, solicitações, denúncias e demais pronunciamentos) quanto à prestação de serviços públicos e a conduta de agentes públicos.

Através destas manifestações é possível realizar melhorias para toda a sociedade.

✓Quem são os ouvidores?

Para o cidadão: É aquela pessoa que atua com imparcialidade, rapidez, senso de justiça e que pode tratar a demanda trazida pelo cidadão.

Para a Administração municipal: Ele é um mediador, que busca soluções junto aos Setores responsáveis. Atua para que as decisões nos Órgãos municipais sejam as mais corretas possíveis, conforme os direitos dos cidadãos e os preceitos legais.

Os ouvidores possuem as seguintes qualidades: Discrição, bom senso, solidariedade, ética, paciência e disposição para ajudar os cidadãos a terem suas demandas atendidas.

Os ouvidores são obrigados por Lei a guardar sigilo sobre a identificação de quem registrar manifestação na ouvidoria, sob pena de serem responsabilizados juridicamente.

O que mais importa para Administração é atender a demanda do cidadão independente “de quem” registre a necessidade dessa demanda.

#prefeituradearacas #aracasba